sábado, 7 de março de 2015

Cirurgia do Refluxo

Emoções fortes!!!

Vou contar um pouquinho sobre a cirurgia de refluxo que o Gustavo fez e dos momentos de horror que vivenciamos.

No dia 10/05/2013, internamos o Gustavo as 6 hs da manhã, para realização da cirurgia de correção de refluxo, cirurgia considerada simples quando não precisa fazer um corte e sim, só furos no abdome realizado com laser.
Mas como o Gustavo é meio complicadinho pra tudo, rsrsrs, teve que fazer um corte de mais ou menos 5 cm.
Havia uma vaga reservada na UTI caso ocorresse algum imprevisto! E o que acham? Ocorreu né!
Mas não foi em relação a cirurgia e sim no procedimento de extubação!
Momento em que conseguiu
tirar o tubo, precisando ainda
respirar com ajuda de O2!
Para esse tipo de cirurgia é necessário anestesia geral, mas é preciso cuidar das vias respiratórias dos pacientes sob anestesia geral. Quando a musculatura relaxa, há risco de obstrução das vias aéreas por perda do tônus da musculatura que suporta a língua. Para evitá-la, são introduzidas cânulas orais que mantêm a língua afastada da parede posterior da traqueia ou passa-se um tubo através da boca até a traqueia para permitir a circulação da mistura anestésica. Para fazer isso, é preciso que seja total o relaxamento não só da boca e da língua, mas também da glote e da laringe.

Corte realizado lado esquerdo!
O Gustavo não acordou no pós-cirúrgico e foi ainda entubado para UTI, o médico plantonista começou solicitar exames de rotina, não me pergunte porque, pois até hoje não entendi. E com esses pedidos o médico pedia para sedar mais o Gustavo, para não se agitar durante a coleta de exames e o tempo foi passando, trocou plantão o medico não deixava ele acordar e o quadro foi piorando, passamos a noite lá, pedindo que deixasse ele acordar, mas ninguém nos ouvia!
E o que aconteceu? No outro dia o pulmão esquerdo já estava comprometido, formou uma atelectasia onde o ar não entra no pulmão, não ocorre as trocas gasosas e ai é preciso auxilio da ventilação mecânica.
Pronto, ficamos sem chão ,ver nosso filho novamente com aquele tubo na boca, me fez voltar lá no passado, quando ele nasceu!! Meu Deus que tristeza, e a situação só piorava, começou ter febre, tomar antibióticos, aumento dos sedativos, aumento de secreção. Simplesmente por uma falha humana.
Quando acordou abençoou
o papai que não saiu do seu lado
um minuto sequer!
Foram 4 dias de angustia, até que um dos chefes da UTI, chegou na segunda feira e conseguiu reverter aquele quadro grave.
No dia seguinte conseguiu tirar a sedação e extuba-lo. Mas ainda estava bem cansado, sonolento, com sonda no nariz, pois estava ainda com efeitos do sedativo no organismo.
precisou que uma fonoaudióloga ajudasse a deglutir novamente.


Mas olha gente, não é fácil não viu, você chega para resolver um problema e arruma dois!
Por falta de atenção de alguns profissionais.


Enfim, após sete dias tivemos alta e o problema do refluxo
e pulmonar foi resolvido!  











Nenhum comentário:

Postar um comentário